Campanha- Setembro Amarelo

O setembro amarelo surge em parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria- ABP e do Conselho Federal de Medicina-CFM, no dia 10 de setembro de 2014. O objetivo da campanha é reduzir os números de suicídios no Brasil. As principais causas do suicídio se da a depressão, transtorno bipolar e o abuso de substâncias. Existem outros fatores que podem ser fatais como a desesperança, desamparo e impulsividade.

A definição do suicídio é o ato intencional do indivíduo, cuja intenção é a morte. O suicídio em jovens aumentou em todo o mundo, o comportamento suicida nessa faixa etária tem como causas humor depressivo, problemas emocionais, familiares e sociais, rejeição familiar, abuso físico e sexual, entre outras.

Se porventura você perceba algum tipo de comportamento ou hábito diferente de alguma pessoa próxima a você como isolamento, mudanças marcantes, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou trabalho, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem ser um indicativo de ajuda necessária.

Caso necessite de ajuda, ligue para o CVV- Central de Valorização da Vida, que realiza o apoio emocional e prevenção do suicídio, número é 188 e nosso parceiro GAEPSI:Associação de Psicoterapia Psicanalítica, (51) 3331-3781.