27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos

Hoje é a data de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, mesmo que o Brasil seja o 2º maior país transplantador do mundo, ainda existem muitas recusas de doação no sistema de saúde.

 

O Dia Nacional de Doação de Órgãos foi instituído pela lei nº 11.584/2007, que visa a conscientização e o diálogo com familiares sobre a possibilidade da doação. Visto que são os familiares que irão autorizar em nome de pessoas falecidas, a conversa e conscientização a respeito do assunto se faz necessária. Já entre pessoas vivas, é possível a doação de um dos rins, parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões.

 

Os potenciais doadores não vivos são pacientes assistidos em UTI com quadro de morte encefálica, ou seja, morte das células do Sistema Nervoso Central, que determina a interrupção da irrigação sanguínea ao cérebro, incompatível com a vida, irreversível e definitivo.” – Ministério da Saúde

 

No Brasil, para ser doador é preciso comunicar a família sobre o desejo, pois somente familiares podem autorizar a doação em caso de óbitos.

 

#vemcomctz #doacaodeorgaos #saudedotrabalhador #doeesalvevidas