10 de outubro – Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

O dia nacional de luta contra a violência à mulher remete uma manifestação histórica que ocorreu em 1980, em São Paulo, quando o número de casos de violência dessa natureza aumentou consideravelmente. Hoje é um dia de reflexão acerca do problema e de quais medidas são tomadas para reduzir os números de violência que têm aumentado.

 

Foram instituídas leis com o intuito de redução de casos, como a Lei Maria da Penha de 2006 e a lei do feminicídio de 2015 que coloca o feminicídio como crime hediondo. Ainda assim, o Brasil é o quinto país do mundo com a maior taxa de feminicídios: 4,8 para 100 mil mulheres, em 2020, só no estado do Ceará foram 47 casos, cerca de 4 feminicídios por mês. A data também é uma forma de divulgar informações, visto que, desde sua criação, o disque denúncia (número 180) recebe majoritariamente ligações de pessoas buscando informação.

 

Vale lembrar que a violência tem diversas formas, entre elas: ameaças, violência física, violência psicológica e privação de liberdade. Você não está sozinha! Denuncie no número 180.

 

#10deoutubro #lutacontraaviolenciaamulher #180 #vemcomCTZ