Campanhas do mês de setembro

Neste mês teremos três campanhas: Setembro verde, amarelo e vermelho.

Setembro Verde:
É dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência e a doação de órgãos.

A campanha para inclusão social surgiu para reforçar a importância do dia nacional de luta da pessoa com deficiência (21/09). Um dos principais objetivos é conscientizar a população quanto à necessidade, bem como a importância, de todos nós sermos agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva. Desta maneira, visar a meios de propor mais inclusão social e acessibilidade é uma forma de oferecer os mesmos direitos e oportunidades para todas as pessoas.

Além disso, temos a campanha para doação de órgãos, que visa informar a população sobre as formas de ajudar a salvar vidas e a importância deste ato.

Quais formas de doar e quais órgãos podem ser doados?
Doador vivo: rins, parte do fígado ou do pulmão e medula óssea.

Doador falecido: Coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. Portanto, um único doador pode salvar inúmeras vidas. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.

Se você deseja ajudar à salvar vidas, informe sua família sobre o desejo de ser doador de órgãos.

Setembro Amarelo:
A campanha surge, no dia 10 de setembro de 2014, como meio de prevenção ao suicídio. O objetivo é alertar a população sobre a valorização da vida e ajudar a reduzir os números de suicídios no Brasil, que são registrados em torno de 14 mil por ano, e no mundo que são mais de 1 milhão ao ano.

As principais causas do suicídio podem estar relacionadas aos sentimentos de desamparo, desesperança e impulsividade, entre outros. Além disso, alguns transtornos podem estar vinculados ao suicídio, como a depressão, transtorno bipolar, transtorno de personalidade borderline e o abuso de substâncias lícitas e ilícitas.

Se você perceber algum tipo de comportamento ou hábito diferente de alguma pessoa próxima a você como isolamento, mudanças marcantes nas atitudes, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou trabalho, frases como “preferia estar morto” , “quero desaparecer”, “não tenho vontade de fazer nada” ou “não tenho vontade de falar com as pessoas e quero ficar na cama”, podem ser um indicativo de ajuda necessária.

Caso necessite de ajuda, basta ligar para o CVV- Central de Valorização da Vida, que realiza o apoio emocional e prevenção do suicídio. A CTZ também possui parceria com o GAEPSI para psicoterapia (agendamentos ligue: (51) 3331-3781).

Setembro vermelho:
A campanha é uma iniciativa de conscientização para os cuidados com a saúde cardíaca e para a prevenção das doenças cardiovasculares. O mês de setembro foi escolhido para a campanha, pois no dia 29/09 comemora-se o dia mundial do coração, iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do coração com apoio das nações unidas.

Prestar atenção ao ritmo da vida, aos hábitos e aos sinais do corpo é fundamental para que o nosso coração possa se manter saudável.

Cuidados essenciais:
-Cuidar da alimentação;
-Praticar atividade física;
-Evitar cigarro e consumo de bebidas alcoólicas;
-Procure maneiras de reduzir o estresse.

#vemcomctz #saúdedotrabalhador #setembroverde #setembroamarelo #setembrovermelho #doeórgãos #prevençãoaosuícidio #inclusãosocial #doençascardiovasculares