Agosto – Dourado, Laranja e Lilás.

Neste mês temos três campanhas de prevenção e promoção da saúde para a população. As campanhas de aleitamento materno representada pela fita dourada, campanha sobre a esclerose múltipla representada pela fita laranja e a campanha sobre a violência contra a mulher representada pela fita lilás. Confira o nosso texto, abaixo:

 

Agosto dourado: Aleitamento Materno

O agosto dourado, leva a conscientização da amamentação nos primeiros meses de vida até o início da infância das crianças. No ano de 1992, essa campanha foi criada pela OMS com parceria da Unicef. O mês tem a cor dourada porque é considerado pela OMS como “alimento de ouro” para os recém-nascidos.

 

Os benefícios de se manter a amamentação são inúmeros para a mulher e bebê, o leite materno auxilia no desenvolvimento do sistema imunológico, neurológico e metabólico. Nas mulheres, diminui a possibilidade de desenvolvimento da mastite e o risco de se ter câncer de mama.

 

Agosto laranja: Esclerose Múltipla.

Mês que tem como tema a esclerose múltipla. Sendo uma doença neurológica podendo ter como causa o processo inflamatório em que o sistema imunológico agride a bainha de mielina que é um tecido que recobre os neurônios.

 

Os sinais e sintomas mais frequentes da doença são: fadiga; dormência ou formigamento; dor ou queimação na face; visão duplicada; visão borrada, falta de coordenação dos movimentos, tonturas e desequilíbrios; entre outros.

 

Agosto lilás: Violência contra mulher.

Evidencia a luta sobre a violência contra a mulher, criado em 2016 como forma de divulgação da lei Maria da Penha, lei criada a partir do caso da cearense Maria da Penha que sofreu violência doméstica e conseguiu que seu caso tomasse proporções internacionais.

 

Essa campanha defende a importância de conscientizar a sociedade através de informação a respeito da Lei Maria da Penha. São previstos por Lei 5 tipos de violência: física; moral; matrimonial; psicológica; e sexual.

 

Se você está sofrendo algum tipo de violência ou conhece alguém que está, não se cale, a sua denúncia pode salvar vidas! A denúncia é de forma anônima, disponível 24h, no número 180.

 

#vemcomctz #esclerosemultipla #aleitamentomaterno #agostodourado #agostolaranja #agostolilas #violênciacontramulher