Julho

O quão importante são essas campanhas para nós?

As campanhas são um meio de lembrar e alertar a todos, sobre as medidas de prevenção e os riscos acerca de doenças. A disseminação da informação, incentiva a população aos cuidados e as medidas preventivas.

Julho é marcado pelas cores verde e amarelo, que nos trazem duas mensagens:

· Verde: Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço;
· Amarelo: Prevenção e controle das hepatites virais;

As hepatites são inflamações e infecções na região do fígado, ocasionadas a partir de vírus, bactérias ou produtos tóxicos, como álcool, medicamentos e algumas plantas. As mais comuns são hepatites A, B, C, D e E, que podem acarretar em insuficiência hepáticas, comprometendo as funções do fígado.

O câncer de cabeça e pescoço, se refere a qualquer tumor que se desenvolve nessas regiões. Ele pode ser chamado de acordo com a área atingida: câncer da cavidade oral, câncer de faringe, câncer de laringe e câncer de tireoide.

Sobre ambos os casos há um ponto em comum: A prevenção. É sempre importante ficar atento aos sinais e mais do que isso, sempre fazer exames de rotina, o que auxilia no diagnóstico precoce, facilitando o combate e a cura. Cuidar da saúde é mais do que imaginamos, exige atenção, dedicação e prevenção.

Fontes:
https://www.saudeleader.com.br/post/julho-verde-amarelo-combate-%C3%A0s-hepatites-virais-e-canc%C3%AAr-de-cabe%C3%A7a-e-pesco%C3%A7o

https://www.pfizer.com.br/sua-saude/oncologia/cancer-de-cabeca-e-pescoco

#VemcomCTZ #JulhoAmarelo #JulhoVerde